sábado, 9 de novembro de 2013


Atividade 3.2
Contextualizar a mudança – da teoria à prática.
Projeto de leitura.
 
 Introdução.
As experiências de leitura pressupõem o contato do aluno com a diversidade de texto, tanto do ponto de vista da forma quanto no que diz respeito ao conteúdo. Além do domínio da textualidade propriamente dita, o aluno vai construindo, ao longo do ensino-aprendizagem, um repertório cultural específico relacionado às diferentes áreas do conhecimento que usam a palavra escrita para o registro de ideias de experiências, de conceitos, de sínteses etc.
 
Proposta do projeto.
O projeto de leitura é uma proposta de trabalho pedagógico interdisciplinar com ênfase no desenvolvimento, aprimoramento, ampliação da competência leitora e irradiando o gosto pela leitura em todos os alunos da U.E (ensino fundamental II).
Os objetivos deste projeto são:
·      Estimular o conhecimento de contos pelos alunos do ensino fundamental II, para uma posterior leitura autônoma e produção de texto.
·      Possibilitar a todos os alunos, momentos para compartilhar as ideias dos principais autores da Literatura Universal, contribuindo assim, para uma educação pela diversidade.
·      O projeto tem como finalidade também, trabalhar a leitura com os livros recebidos no inicio do ano letivo (apoio ao saber-FDE), kit com três títulos diferentes para cada aluno.
 ·   Promover a participação dos pais e responsáveis na vida escolar do aluno e integrar a família na prática pela leitura.
·      Permitir interação com os alunos da escola, estimular a troca; ler diversos gêneros    literários, gibis, jornais, poesias, contos, histórias, romances, e outros.
·    Formar leitores críticos com competência na desenvoltura com a leitura.
·    Proporcionar através da leitura momentos de lazer.
·    Promover a formação de leitores e escritores assíduos.
Conteúdos da leitura.  
·       Leitura de textos narrativos, prescritivos, argumentativos, expositivos, crônicas, letra de música, anúncios publicitários, noticias e relato, artigo de opinião. Dentre outros em diferentes situações de comunicação,
·         Interpretação de textos.
·         Fruição.
·         Coerência.
·         Leitura silenciosa, leitura compartilhada e em voz alta.
·         Intertextualidade.
·         Leitura oral: ritmo, entonação, elocução e pausa.
Procedimentos.
·         Compartilhar com sua família a leitura de textos diversos, ou a leitura de um conto por exemplo.
·         Oficina de poesia/criação de textos poéticos e participação em saraus.
·         Roda de histórias – Os alunos serão convidados a compartilhar com suas histórias, lendo, contando, interpretando e escrevendo – as; auxiliar os colegas com dificuldade de leitura oral e escrita e compreensão de texto.
·         Cantinho da leitura – Tem como objetivo divulgar através de um mural, dicas de leitura. Viajar pelas obras de autores que são conhecidos através do livro didático. Autores como Lygia Fagundes Telles, Drummond, Adélia Prado, Mário Quintana, Clarice Lispector, Monteiro Lobato e outros.
·         Sarau literário.
·         Solicitar que os alunos deem um novo final ou inicio à história lida, atividade que é sugerida no “caderno do aluno”.
O projeto de leitura acontecia em sala de aula, no pátio ou no jardim enquanto a sala de leitura estava sendo concluída. A proposta era trabalhar com os alunos uma aula prazerosa. Foi um trabalho que caminhou lentamente e hoje já estamos colhendo os frutos, alunos que gostam de ler, tem prazer em compartilhar sua experiência e os pais também participam, pois já estão lendo com eles e para eles.  

 

 

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