Atividade
3.2
Contextualizar
a mudança – da teoria à prática.
Projeto
de leitura.
Introdução.
As experiências de leitura
pressupõem o contato do aluno com a diversidade de texto, tanto do ponto de
vista da forma quanto no que diz respeito ao conteúdo. Além do domínio da
textualidade propriamente dita, o aluno vai construindo, ao longo do ensino-aprendizagem,
um repertório cultural específico relacionado às diferentes áreas do
conhecimento que usam a palavra escrita para o registro de ideias de experiências,
de conceitos, de sínteses etc.
Proposta
do projeto.
O projeto de leitura é uma
proposta de trabalho pedagógico interdisciplinar com ênfase no desenvolvimento,
aprimoramento, ampliação da competência leitora e irradiando o gosto pela leitura
em todos os alunos da U.E (ensino fundamental II).
Os
objetivos deste projeto são:
·
Estimular o conhecimento de contos pelos
alunos do ensino fundamental II, para uma posterior leitura autônoma e produção
de texto.
·
Possibilitar a todos os alunos, momentos para
compartilhar as ideias dos principais autores da Literatura Universal, contribuindo
assim, para uma educação pela diversidade.
· O projeto tem como finalidade também,
trabalhar a leitura com os livros recebidos no inicio do ano letivo (apoio ao
saber-FDE), kit com três títulos diferentes para cada aluno.
· Promover a participação dos pais e responsáveis
na vida escolar do aluno e integrar a família na prática pela leitura.
· Permitir interação com os alunos da escola,
estimular a troca; ler diversos gêneros literários, gibis, jornais, poesias, contos,
histórias, romances, e outros.
· Formar
leitores críticos com competência na desenvoltura com a leitura.
· Proporcionar através da leitura momentos de
lazer.
· Promover a formação de leitores e escritores assíduos.
Conteúdos da leitura.
·
Leitura de textos narrativos, prescritivos,
argumentativos, expositivos, crônicas, letra de música, anúncios publicitários,
noticias e relato, artigo de opinião. Dentre outros em diferentes situações de
comunicação,
·
Interpretação de textos.
·
Fruição.
·
Coerência.
·
Leitura silenciosa, leitura compartilhada e em
voz alta.
·
Intertextualidade.
·
Leitura oral: ritmo, entonação, elocução e
pausa.
Procedimentos.
·
Compartilhar com sua família a leitura de
textos diversos, ou a leitura de um conto por exemplo.
·
Oficina de poesia/criação de textos poéticos e
participação em saraus.
·
Roda de histórias – Os alunos serão
convidados a compartilhar com suas histórias, lendo, contando, interpretando e
escrevendo – as; auxiliar os colegas com dificuldade de leitura oral e escrita e
compreensão de texto.
·
Cantinho da leitura – Tem como objetivo
divulgar através de um mural, dicas de leitura. Viajar pelas obras de autores que
são conhecidos através do livro didático. Autores como Lygia Fagundes Telles,
Drummond, Adélia Prado, Mário Quintana, Clarice Lispector, Monteiro Lobato e outros.
·
Sarau literário.
·
Solicitar que os alunos deem um novo final ou
inicio à história lida, atividade que é sugerida no “caderno do aluno”.
O
projeto de leitura acontecia em sala de aula, no pátio ou no jardim enquanto a
sala de leitura estava sendo concluída. A proposta era trabalhar com os alunos
uma aula prazerosa. Foi um trabalho que caminhou lentamente e hoje já estamos
colhendo os frutos, alunos que gostam de ler, tem prazer em compartilhar sua experiência
e os pais também participam, pois já estão lendo com eles e para eles.
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